O Núcleo Frei Tito de Direitos Humanos, Comunicação e Cultura do PSOL Niterói se solidariza com o companheiro Benevenuto Daciolo e todos os bombeiros que foram expulsos da corporação e respondem a processo na justiça criminal porque se organizaram para lutar e reivindicar por seus direitos.
O Cabo Daciolo está sendo julgado por formação de quadrilha armada em razão de ter lutado e participado da deflagração de uma greve, ao lado de seus companheiros de corporação, por melhores salários e condições de trabalho. Este caso é emblemático em razão de expor a maneira como a luta dos trabalhadores é criminalizada por um governo cujas ações não são voltadas aos interesses da população e sim para os grandes grupos econômicos. O governo Cabral não hesita em violar os direitos humanos de opositores e de movimentos sociais que não estão de acordo com seus objetivos. Foi dessa maneira que em 2011 os líderes do movimento grevista de bombeiros e policiais foram detidos de forma ilegal e arbitrária em Bangu 1.
Entendemos que a luta de todos bombeiros e policiais por melhores salários é justa e necessária. Por isso, exigimos a absolvição de Daciolo, bem como a anistia e reintegração dos 14 Bombeiros expulsos de forma injusta e ilegal. Repudiamos a truculência e intransigência do governo Cabral com os movimentos reivindicatórios dos servidores públicos, trabalhadores em geral e movimentos sociais. O exemplo recente da repressão promovida pelo Batalhão de Choque e pelo BOPE no Museu do Índio é mais uma prova cabal do desprezo do governo estadual com o direito democrático de livre manifestação.
Por último, queremos ressaltar a necessidade de uma nova estrutura de Estado na qual a justiça social e os direitos humanos sejam tratados como prioridade, o que passa pela desmilitarização do Corpo de Bombeiros e da Polícia no Brasil. É incoerente que um país democrático tenha instituições de defesa civil e segurança pública submetidas às práticas e doutrinas autoritárias oriundas do militarismo, que servem inclusive de justificativa para a criminalização de manifestações legítimas impulsionadas por esses servidores.
Portanto, todo apoio ao companheiro Daciolo e a todos os bombeiros grevistas que souberam lutar por seus direitos. Salários dignos e anistia já!
Niterói, 05 de abril de 2013.