segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Setorial de Direitos Humanos do PSOL promove I Seminário Nacional, de 16 a 18 de agosto



Temas como violação de direitos humanos, crimes praticados pelo Estado, desmilitarização da Polícia, direitos das mulheres, LGBTs, negros e povos indígenas estarão no centro dos debates durante três dias

O Setorial de Direitos Humanos promove nos dias 16, 17 e 18 de agosto o I Seminário Nacional de Direitos Humanos do PSOL, na Câmara Municipal de São Paulo. Vários temas relacionados à pauta dos direitos humanos serão abordados durante os três dias de debate. Entre eles, se destacam violação de direitos humanos, crimes praticados pelo Estado, desmilitarização da Polícia, direitos das mulheres, dos LGBTs, dos negros e dos povos indígenas.

A abertura do seminário abordará o tema “As violações dos direitos Humanos na atual conjuntura” e contará com as presenças do deputado estadual do PSOL no Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, da militante da OnG Justiça Global Sandra Carvalho e da integrante do Diretório Nacional do PSOL e ex-deputada federal Luciana Genro. Ainda no primeiro dia, haverá a mesa “Os crimes do Estado ontem e hoje e a política de extermínio da juventude negra”, com a militante do Observatório das Violências Policiais Ângela Mendes Almeida, com o integrante da OnG Uneafro Douglas Belchior, com o professor e militante do Movimento Negro da Bahia Hamilton Assis e com a jornalista e blogueira Luka Franca.

O presidente do PSOL Nacional, deputado Ivan Valente, será um dos debatedores, no dia 17 de agosto, na mesa “A luta institucional para efetivar os DHs”. Além dele, estarão presentes no debate o ex-deputado estadual de São Paulo Raul Marcelo, a vereadora em Porto Alegre Fernanda Melchionna, o conselheiro estadual LGBT em São Paulo Dário Neto e o vereador em São Paulo Toninho Vespoli.

Confira abaixo a programação completa do I Seminário Nacional de Direitos Humanos do PSOL.

I Seminário Nacional de Direitos Humanos do PSOL

Dia 16 de agosto – Sexta-feira
14h00min às 16h00min
1ª Mesa: As violações dos direitos Humanos na atual conjuntura
Participantes: Marcelo Freixo (Deputado Estadual no Rio de Janeiro), Sandra Carvalho (Justiça Global), Luciana Genro


16h00min às 18h00min
2ª Mesa: O Estado Burguês e a impossibilidade de efetivação dos Direitos Humanos- Histórico e Conceito dos DH
Participantes: Damião Trindade (Procurador Aposentado e Fundador do PSOL), Paulo Arantes (Professor de Filosofia Aposentado e Fundador do PSOL)

18h00min às 19h00min 
Jantar

19h00min às 21h00min
3ª Mesa: Os crimes do estado ontem e hoje e a política de extermínio da juventude negra
Participantes: Ângela Mendes Almeida (membro do Observatório das Violências policial), Douglas Belchior (Uneafro) , Hamilton Assis (Professor e militante do Movimento Negro na Bahia) Luka Franca (Jornalista e Blogueira)

Dia 17 de agosto – Sábado
09h00min às 11h00min
4ª Mesa: Desmilitarizar a Polícia e a Política
“Estado de Exclusão e Estado de Exceção, a influência dos megaeventos no processo de criminalização das comunidades e grupo empobrecidos pelo capital”
Participantes: Renato Cinco (vereador do PSOL no Rio de Janeiro), Renato Roseno (militante de DH), Francilene Gomes(familiar de vitima dos crimes de maio).

11h00min às 13h00min 
5ª Mesa: A luta institucional para efetivar os DHs
Participantes: Ivan Valente (Deputado Federal do PSOl-SP) , Raul Marcelo (ex-deputado estadual PSOL-SP), Fernanda Melchionna (Vereadora PSOL Porto Alegre),Toninho Vespoli (vereador PSOL-SP) Dario Neto (Conselheiro Estadual LGBT em SP)

13h00min às 14h00min 
Almoço

14h00min às 15h00min
6ª Mesa A luta pela efetivação dos DH LGBT
Participantes: Jean Willys (Deputado Federal do PSOL), Mariana Cristina (Diversitas UFF, Setorial LGBTT PSOL RJ), Rodrigo Cruz (Setorial Nacional LGBT do PSOL) e Silvetty Montilla

15h00min às 17h00min
7ª Mesa Os desafios para a efetivação dos Direitos Humanos das Mulheres
Participantes: Kátia Sales (Movimento Mulheres em Luta, Setorial de Mulheres do PSOL), Laura Cymbalista ( Secretaria Estadual de DH do PSOl-SP) eLiliana Maiques

Dia 18 de agosto – Domingo 
10h00min às 12h00min
8ª Mesa A ação do IIRSA (Mega projetos) e do Agronegócio, na violação dos direitos humanos dos Povos da Terra
Participantes: Tribunal Popular, Héctor Mondragón e representantes dos povos indígenas

12h00min às 13h00min
Almoço

13h00min às 15h00min
9ª Mesa Criminalização dos movimentos sociais – lutar como direito humano –
Participantes: Assentamento Milton Santos, Terra Livre, Lurdinha (Movimento Nacional de Luta por Moradia), MPL, Paulo Pasin (Presidente da Fenametro)

15h00min às 18h00min
Plenária Final