segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto tira coronel e põe Conselheiro em nome de rua

Por Eduardo Naddar, do Globo


Se aprovada, lei vai proibir nomes de logradouros que homenageiam quem cometeu crimes contra a humanidade



Um projeto de lei, em discussão na Câmara dos Vereadores, proíbe que logradouros públicos do município recebam ou mantenham o nome de pessoas que tenham cometido crimes contra a humanidade. Entre os alvos, segundo o vereador Renatinho, autor da proposta, estão a Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, e a Avenida General Milton Tavares de Souza, na Boa Viagem.

— Homenagear desse jeito pessoas que cometeram crimes é um péssimo exemplo — afirma Renatinho.
Apoiando a iniciativa, ativistas do movimento Ocupa Niterói realizaram, recentemente, uma intervenção na Moreira César, com cartazes explicando quem foi o coronel e propondo a mudança de nome para Rua Antônio Conselheiro.

— O coronel Moreira César derramou, direta ou indiretamente, muito sangue nas rebeliões que tentou dissolver pelo Brasil, como a Guerra de Canudos. Mas pouquíssima gente sabe isso. Nossa intenção era tirar as pessoas dessa apatia — explica a professora Sarah Nery, integrante do movimento.

Em relação à Avenida Milton Tavares de Souza, que homenageia um comandante do Centro de Informações do Exército no regime militar, o escritor niteroiense Denis de Moraes propõe como alternativa o nome da exilada política Vera Sílvia de Magalhães, torturada pelo Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).

Outro projeto semelhante, do deputado federal Chico Alencar, pede a mudança do nome da Ponte Presidente Costa e Silva, a Rio-Niterói, para Herbert de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário