quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Carlos Nelson Coutinho, presente!



O Núcleo Frei Tito lamenta o falecimento do grande teórico marxista brasileiro, Carlos Nelson Coutinho, ocorrido na madrugada de hoje, 20 de setembro. Carlos Nelson, que se designava um "amigo do PSOL", ajudou a fundar o partido, ainda em 2004.

Nas palavras da historiadora Virgínia Fontes:


"Comunista, o mais importante gramsciano brasileiro, Carlos Nelson foi um grande teórico marxista e o nosso mais importante pensador da democracia e, sobretudo, das exigências permanentes de democratização no Brasil. Não uma democracia mesquinha e rebaixada, a aplastrar as conquistas populares duramente alcançadas, mas uma democratização que espelhe e assegure a plena socialização da existência em todos os sentidos, da economia ao cotidiano. Carlos Nélson nunca exigiu acordo pleno de ideias para oferecer seu respeito e seu afeto, e com isso ensinou a muitas gerações a compreender que a luta de classes, por ser rigorosa, precisa também ser franca, aberta e plena.

Me despeço do homem, a quem não consegui abraçar antes da partida. Abre-se agora o tempo do longo e profundo em torno de sua obra, não para elogios póstumos, mas para o intenso debate que ela impõe, merece e exige. Ele se foi, mas permanece. Carlos Nelson sai de nosso convívio para se converter em nosso clássico."

Carlos Nelson Coutinho, presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário