quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PSOL pressiona, mas maioria governista aprova Código Florestal

Com votos contrários da senadora Marinor Brito (líder) e Randolfe Rodrigues, ambos do PSOL, a maioria dos senadores da base do governo Dilma Rousseff (PT) e bancadas dos Democráticas e PSDB aprovaram, na noite desta terça-feira (06), o Código Florestal (PLC-30/2011), na forma de substitutivo dos senadores Luiz Henrique (PMDB/SC) e Jorge Viana (PT/AC) para o texto inicial deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), que está ministro do Esporte.

O senado federal viveu hoje um dia de muita expectativa em relação a votação do PLC-30/2011 - Código Florestal. Logo nas primeiras horas do dia a segurança foi reforçada e só tiveram acesso às dependências da Casa, funcionários com crachá de identificação, imprensa credenciada e um grupo seleto de convidados de parlamentares para acompanhar as votações.

Do lado de fora, vigiados de perto pelo forte esquema de segurança, vários ativistas e ambientalistas protestavam, com criatividade, contra a aprovação do Código Florestal.

O texto que para a bancada do PSOL, institucionaliza o desmatamento e perdoa dívidas relacionadas aos crimes de desmatamentos ilegais de áreas de preservação ambiental, que prioriza as atividades econômicas em detrimento da preservação do meio-ambiente retorna para a Câmara dos Deputados para novo rito de discussão e aprovação.


-Estamos diante de um retrocesso, um verdadeiro crime contra nossa pátria e contra as próximas gerações. O que a maioria dos senadores aprovou aqui foi a lei da destruição da Amazônia e de todas as reservas nativas que ainda temos no país, portanto, não teria como o PSOL se posicionar de outra maneira que não fosse contra esse famigerado Código Florestal que não garantiu a discussão e nem tão pouco permitiu que pudéssemos debater uma matéria de tão grande importância para o povo brasileiro. Esse Código não serve para os que vivem da agricultura familiar, responsáveis por 73% da produção de alimentos que chegam às nossas mesas. Ele, [Código Florestal], só serve para os desmatadores, pois terão suas dívidas perdoadas, só serve para o agronegócio que não respeita o meio-ambiente e parte, agora com base nessa famigerada lei, para acabar de vez com nossas florestas, fauna e rios, encerrou Marinor Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário