NOTA DO NÚCLEO FREI TITO SOBRE AS ALIANÇAS DO PSOL EM MACAPÁ
Por um PSOL classista, ecossocialista, sem alianças com inimigos dos direitos humanos e da democratização da Comunicação e da Cultura!
O Núcleo Frei Tito repudia com veemência a absurda política de alianças que vem sendo posta em prática em Macapá, após o candidato do PSOL alcançar o segundo turno das eleições municipais.
Fica claro que se trata de uma aliança, e não de mero apoio eleitoral, como afirmam os dirigentes amapaenses, quando notamos que foram realizados atos políticos para formalizar e comemorar os “apoios” recebidos. Há inclusive registros em vídeo do candidato do PSOL à prefeitura de Macapá, Clécio Luis, lançando Lucas Barreto, do PTB, ao governo do estado (1), e do senador da República pelo PSOL, Randolfe Rodrigues, eliminando toda e qualquer dúvida ao dizer que se trata de uma “aliança para ganhar a eleição no último domingo deste outubro, mas é uma aliança também para governar junto” (2) com a coligação DEM-PSDB-PTB.
Além disso, fotos(3) mostram o candidato e o senador Randolfe de mãos dadas e erguidas com parlamentares e dirigentes da direita amapaense. Muitas dessas figuras carregam uma história extremamente negativa. O deputado federal Sebastião Bala Rocha, do PDT, por exemplo, responde a ação penal por desvio de verbas (4); Rosemiro Rocha, do PTB e ex-prefeito de Santana, é condenado por corrupção (5), em decorrência da Operação Pororoca, da Polícia Federal; Lucas Barreto, ex-deputado estadual pelo PTB e candidato ao governo do estado em 2010, por sua vez, foi flagrado como servidor fantasma do Senado Federal (6); Já Mira Rocha, deputada estadual pelo PTB, para além de agredir fisicamente um blogueiro que a tinha criticado, assumiu ter mais de quatrocentos assessores (7). Nas fotos também é visto Davi Alcolumbre, presidente do DEM no Amapá, deputado federal e candidato a prefeito de Macapá em 2012, também alvo de inquérito em decorrência da Operação Pororoca (8).
Deste modo, o Núcleo deplora a aliança conduzida pelo candidato Clécio e patrocinada pelo senador Randolfe Rodrigues com partidos como DEM, PSDB e PTB. Para além de figurarem no campo ideológico oposto ao do PSOL, é preciso lembrar que também são partidos notabilizados por, uma vez no poder, proceder com extrema violência no que tange às questões sociais, potencializando o processo de criminalização da pobreza e indo contra toda a luta pelos direitos humanos. Não bastasse, estes grupos trabalham com afinco para evitar a democratização da Comunicação e da Cultura no Brasil.
Assim, o Núcleo Frei Tito aproveita a ocasião para exigir que a Direção Nacional do PSOL se reúna com urgência, para fazer respeitar as resoluções congressuais que proíbem tais alianças políticas. Da mesma feita, conclama tod@s @s militantes, e em especial as figuras públicas do partido, a se manifestarem contra esta aberração incompatível com nossa história de coerência com as lutas dos trabalhadores e dos movimentos sociais.
Niterói, 18 de outubro de 2012
Núcleo Frei Tito de Direitos Humanos, Comunicação e Cultura do PSOL
(1) https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZqDI8uG_QVo
(2) https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KbJ-PXiNtUw
(3) https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/67186_420147518041094_396850470_n.jpg; https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/285785_10151252133527246_357220657_n.jpg; https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/391634_351146111641714_1595250575_n.jpg
(4) http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/sebastiao-bala-rocha-pdt-ap-2/
(5) http://www.prap.mpf.gov.br/noticias/noticia.php?cdnoticia=2913
(6) http://www.folha-ap.com.br/m=24482/folhadoestado.html
(7) http://blogdodinizsena.blogspot.com.br/2010/08/deputada-mira-rocha-admite-ter-400.html; http://heverson-castro.blogspot.com.br/2011/12/mira-rocha-perde-o-controle-e-agride.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário