segunda-feira, 30 de maio de 2011

Criador do Arariboia Rock lança livro sobre a transição da cena independente nos últimos 20 anos

Por André Mansur

Pedro de Luna decidiu contar pra gente uma parte de sua história, que não por acaso é também a minha e provavelmente a sua. Estrategista e articulador nato, Pedro de Luna fez história numa região que já era musical por natureza.

O que chamamos hoje de indie, alternativo ou seja lá qual nome você quiser dar, começou no Brasil no início dos anos 1990. Claro, a cultura underground existe desde os tempos imemoriais, mas foi há pouco mais de 20 anos que uma movimentação de fato ocorreu. O surgimento da tal cena independente.

A fita demo passou a ganhar relevância e ser tratada com dignidade. As bandas investiam nela com capas elaboradas para os padrões da época. Surgiu o termo demografia para caracterizar toda a obra de um artista lançada apenas por fitas cassetes.

Concomitantemente surgiam os selos e as gravadoras independentes distribuindo as fitas, prensando os vinis e, mais raramente, queimando CDs. Para documentar os fatos surgiram os fanzines, que nada mais eram que nossa mídia especializada, feita por quem entendia e para quem entendia.

Em suma, não precisávamos mais das majors, nem dos grandes jornais, pois havíamos criado um sistema que se retroalimentava, ainda que de forma capenga e amadora. Estávamos pondo em prática a máxima do punk que sempre norteou a nossa geração: faça você mesmo. Foi neste ambiente que Pedro de Luna despontou.

E este livro narra a versão do Pedro durante este início até os dias de hoje. Existem infinitas maneiras de se contar uma história. As encruzilhadas que nossa mente nos conduz quando mexemos em fatos do passado é surpreendente e pode criar armadilhas. Inclusive becos sem saída. A memória é seletiva, engana até mesmo os bem intencionados. Sabendo disso, Pedro não teve a pretensão de contar A História definitiva de uma cena, mas sim Uma História de uma época do ponto de vista de quem vivenciou tudo aquilo da maneira mais presente possível. 

Serviço:
A VOLTA DOS ROQUEIROS MORTOS VIVOS
Evento de lançamento do livro "Niteroi Rock Underground", do Pedro de Luna
03 de junho, sexta, 22h
Shows: ressucitando as bandas Self, Enzzo, Bendis, Sanity Voice, Curinga e Seu Madruga Veste Preto
DJS: André Mansur e Bart
BOX 35 - Rua Cel Tamarindo 35 Gragoatá, Niterói
Ingressos: R$ 10 até meia noite, R$ 15 depois
Censura: 18 anos
Infos: 8626-6690

Nenhum comentário:

Postar um comentário