segunda-feira, 20 de junho de 2011

MORRO DO BUMBA: “MAIS DE 7 MIL FAMÍLIAS ESTÃO SEM RECEBER NADA ATÉ HOJE”

A comunidade mais atingida com as chuvas do dia 6 de abril do ano passado em todo o estado do Rio de Janeiro foi o Morro do Bumba, em Niterói, onde 56 pessoas morreram e 7 continuam desaparecidas, segundo a liderança local. Só em Niterói foram mais de 170 mortos. Mais de um ano depois o presidente da Associação de Vítimas do Morro do Bumba e um dos representantes do Comitê dos desabrigados das chuvas de Niterói, Francisco Carlos, afirma que as pessoas estão voltando para suas casas em risco por conta da omissão do poder público. Segundo ele, aproximadamente 7 mil pessoas não tiveram qualquer atendimento da prefeitura até hoje.



Qual é a situação atual em relação aos moradores do Bumba no que se refere ao pagamento de alugueis sociais, indenizações e abrigos?
Um ano já se passou e as pessoas estão para receber o mês de janeiro, porque seriam vigorados 9 meses de um acordo feito com o Governo do Estado. Foi assinado em março com o Governo do Estado e a Prefeitura de Niterói um novo convênio para mais 9 meses, até que esses apartamentos fiquem prontos. Mas fica difícil até de entender, porque se passou um ano e não foi feito um único apartamento. Eu acredito que não será feito em um ano, eles tiveram tempo suficiente para fazer as casas não só para a questão do Bumba porque você teve 170 mortos em Niterói e mais 10 mil desabrigados em toda Niterói. Já havia um déficit habitacional de mais de 20 mil residências antes da tragédia.
Além desses 180 apartamentos no Bumba estão sendo construídos mais apartamentos em Niterói?
Não. Infelizmente, aqueles 180 apartamentos que estão construídos na antiga garagem Santo Antônio, próximo à área do Bumba, pasme você que eles querem trazer 140 famílias do Morro do Céu, aonde não aconteceu essa tragédia. Lá é mais por causa do lixão da área do Bumba que foi colocada lá, e essa briga já está na justiça junto ao Ministério Público contra a Prefeitura desde 2002.
Nós estamos junto da comunidade, ela está consciente do nosso dever e nós não vamos abrir mão. Assim que aquilo ali ficar pronto nós vamos fazer a ocupação desses apartamentos, e se sobrar pode vir qualquer comunidade. Não temos nada contra nenhuma comunidade, mas aquilo ali é para a comunidade do Bumba. Nós estamos pedindo no Ministério Público e Defensoria Pública que essas pessoas que perderam suas residências fiquem próximas da área onde moravam. Para que essas pessoas do Morro do Céu não percam a raiz, não percam o vínculo com a comunidade. Espaço físico há, o que está faltando é vontade política.
(...)
Para ler a íntegra da entrevista, acesse o Fazendo Media

Nenhum comentário:

Postar um comentário