quinta-feira, 11 de agosto de 2011

2º ATO SHOW “A CANTAREIRA É NOSSA” TERÁ NOVE HORAS DE SHOWS NA QUINTA (11/08)

Evento gratuito reunirá diversos artistas da cidade em nove horas de shows gratuitos reivindicando a abertura do espaço cultural e transformação em centro de convivência.
Juntos pela segunda vez num mesmo palco os 3 principais movimentos de cultura de Niterói: Movimento Pop Goiaba, Arte Jovem Brasileira e Arariboia Rock. A motivação que reúne tantos artistas e amantes da cultura é o Ato Show pela retomada da Estação Cantareira. O cardápio de atrações é grande e com muita diversidade: MPB, Rock, Reggae, Hip Hop e batucada.
Serão nove horas de shows sem parar, reunindo artistas da cidade e convidados, que cruzarão a ponte em solidariedade à luta para retomar a Cantareira. Afinal, o espaço é um símbolo da cultura niteroiense e vou equivocadamente cedido às Barcas S/A, como se ainda fizesse parte dos ativos da antiga Conerj.
            Entre as atrações confirmadas estão Orquestra Voadora, Nayah, Bloco do Vigário, os rappers Nissin & Oriente, e as bandas de rock Covil do Lobo, Facção Caipira, Equal, Lougo Mouro, Orquestra Visceral e Mouse Feet, entre outros.

ESPAÇO ABRIGOU GRANDES NOMES DA MÚSICA NACIONAL E INTER

A revolta dos artistas se dá porque desde que a Prefeitura Municipal interditou o local para reformas, com a promessa que o lugar seria restaurado para melhor abrigar público e artistas, a Cantareira nunca mais foi a mesma.   Depois de uma horrível ocupação do espaço feita pela boate Happy News, que só tocava música mecânica e música sertaneja, o local está totalmente fechado se deteriorando e Niterói, uma cidade reconhecida pela profusão de músicos, não tem no momento nenhum espaço para abrigar sua cultura, com exceção de pequenos bares como o São Dom Dom e o espaço Convés, que ainda resistem bravamente.
Em outros tempos a Estação Cantareira além de abrigar os artistas da cidade e uma diversidade de gêneros como Rock, Reggae, forró, Instrumental e MPB, o espaço cultural também já promoveu shows de grandes nomes da música nacional e internacional como The Waillers, Nação Zumbi, Planet Hemp, Geraldo Azevedo, Plebe Rude, Patu Fu, Pedro Luís, Carlos Malta, e Farofa Carioca entre outros.

PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS DE JORGE COMPLETARÃO 3 ANOS

Há 3 anos atrás, no dia 27 de agosto de 2008, antes da eleição, ocorreu um encontro com Jorge Roberto Silveira com os músicos de Niterói, realizado no Clube Central e noticiado pela imprensa local. Naquela noite, o então candidato disse: “Não existe cidade que tenha a alma mais artística e musical do que Niterói. Quando fui prefeito sempre investi no que penso ser a principal vocação de nossa cidade e, eleito, continuarei dando total apoio aos nossos talentos”. Passados 3 anos, nenhum apoio foi dado nem aos músicos nem aos demais artistas locais. Mas se o prefeito está desafinado, ainda assim os músicos querem ser ouvidos e os Movimentos de Cultura estão trabalhando: a cena musical de Niterói tem sobrevivido graças às produtores independentes e aos coletivos Araribóia Rock, Arte Jovem Brasileira e Pop Goiaba, entre outros.
O Arte Jovem, por exemplo, ocupa o Espaço Convés uma vez por mês. Já o Arariboia Rock produz e apóia eventos em Niterói praticamente toda semana. O Movimento Pop Goiaba mantém a Rádio Pop Goiaba UFF, que é a única da cidade comprometida com a divulgação da música e da cultura local.


Histórico de luta


12/08/10 – Ato-show pela reabertura da Cantareira como espaço de convivência cultural e lançamento do Movimento A CANTAREIRA É NOSSA!Diversos artistas da cidade estiveram presentes no primeiro ato-show. Com a praça lotada, a sociedade reivindicou os seus direitos e conseguiu atenção para a luta. Queremos nossa Cantareira de volta! O ato, produzido pelos movimentos Arte Jovem Brasileira, POP Goiaba UFF e Arariboia Rock, teve o apoio dos comerciantes locais e a participação artística de: Giras Gerais, Nayah, Claudio Salles e os Alies, Johane Russel, Simone Nascimento, Rolo, Bloco do Vigário, Seu Miranda, Bagabalô, Nissim Instantâneo e Família Conjuntivite, DJ Bernardo Cahuê, entre outros.

26/08/10 – Entrega do ofício ao Ministério Público solicitando esclarecimentos quanto ao funcionamento da Cantareira como espaço cultural popular e questionando a natureza jurídica do imóvel.Nossa luta jurídica começou oficialmente com a entrega de um documento ao Ministério Público Estadual. O ofício encaminhado pelo deputado estadual Carlos Minc, presidente da Comissão Espacial de Combate, solicitou, em nome dos movimentos culturais de Niterói, esclarecimentos quanto a existência de um acordo não cumprido entre a Barcas S.A. e a Prefeitura de Niterói, que garantiria a utilização pública do Espaço Cantareira em troca do empréstimo de um terreno ao lado. O documento solicita ainda uma investigação quanto à natureza jurídica da propriedade do imóvel em que está situada a Cantareira, visto que há indícios de irregularidades no processo de privatização.



27/04/11 – Audiência pública sobre a CPI da Barcas S.A. na Câmara dos Vereadores de Niterói.A empresa Barcas S.A. foi alvo de CPI na ALERJ e na Câmara dos Vereadores de Niterói. Os relatórios denunciam uma série de irregularidades e uma situação constrangedora: a Secretaria Estadual de Transportes é conivente. A CPI da Câmara apurou, entre outros absurdos, que a Cantareira utiliza um terreno de propriedade da Prefeitura de Niterói e não oferece contrapartida alguma. Com uma postura arrogante, a advogada da Empresa disse que a Cantareira é um bem privado e que a Barcas S.A pretende construir um hotel no terreno.

Serviço:
Ato Show “A Cantareira é Nossa!”
Dia: 11 de agosto (quinta) a partir das 15h, entrada franca.
Local: Praça Leoni Ramos, São Domingos – Niterói
Shows: FACÇÃO CAIPIRA, COVIL DO LOBO, MOUSE FEET, ORQUESTRA VISCERAL, LOUGO MOURO, EQUAL, ORQUESTRA VOADORA, BLOCO DO VIGÁRIO, SAIAS NA FOLIA, NAYAH, PANDEIRO REPIQUE DUO, NISSIN E ORIENTE, MAURÍCIO PARAXAXAR E BANDA, CORUJÃO DA POESIA, BATALHA TEMÁTICA DE MC'S, DJS TATÁ OGAN, ALEXANDRE LIRA , LILI E FÁBIO GOMES, Grande Circo Musical Pop Goiaba, Sergio Espirito Santo entre outros.
http://acantareiraenossa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário