sexta-feira, 30 de setembro de 2011

B.O.C.A é inaugurada debatendo modelos das UPPs

Por Gabriel Bernardo

A Brigada Organizada de Cultura Ativista (B.O.C.A)  abriu o verbo no Circo Voador, na Lapa, Centro do Rio,  com posições críticas  à “política de paz armada” das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A mesa  de tema A Paz Armada, mediada pelo músico Marcelo Yuca, teve a participação da socióloga e Secretária Geral do Instituto Carioca de Criminologia (ICC), Vera Malaguti, e do advogado e ex-governador do Rio de Janeiro, Nilo Batista, durante a inauguração do espaço.

Vera abriu a primeira fala destrinchando o seu artigo O Alemão é mais complexo publicado no Fazendo Media no dia 13 de setembro, no qual aborda a política de pacificação do governo com a instalação das UPPs. Vera esclareceu que a UPP foi um projeto originado das ocupações militares dos Estados Unidos quando ocuparam antigos territórios em período de guerra, como o Iraque e o Afeganistão.

“Em uma declaração do Wikileaks, um cônsul norteamericano alegou que a UPP é um projeto de ocupação de territórios insurgentes. Trata-se de um macabro consenso, pois ninguém critica como se fosse uma verdade absoluta. A paz armada é o que nós estamos vivendo no Rio de Janeiro, tudo feito em nome da ideia de reconquista do território”, afirma a socióloga.

Para ler a íntegra da matéria, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário