terça-feira, 6 de setembro de 2011

MULHERES DO PSOL NA LUTA!


Nos próximos dias 9, 10 e 11 de setembro as mulheres filiadas ao PSOL no Estado do Rio de Janeiro estarão reunidas em seu II Encontro Estadual de Mulheres do PSOL. O Encontro é organizado pelo Setorial, que reúne mulheres de diferentes áreas de militância a partir da pauta feminista. “Nosso objetivo é debater conjuntamente sobre a situação das mulheres no mundo. Hoje, cada vez mais as mulheres cumprem um papel fundamental na exploração de toda a classe trabalhadora. Precisamos refletir sobre as tarefas dos e das socialistas diante dessa realidade. Além disso, há muitos anos a pauta feminista anda junto com a pauta socialista, na construção de um mundo onde possamos ser realmente livres e iguais” – Diz a organização do encontro.
O Encontro Estadual será uma etapa do Encontro Nacional, que também será no Rio entre os dias 14 e 16 de outubro e terá como objetivo o acúmulo sobre debates feministas e a definição de políticas para atuação da militância dentro do partido, nos movimentos sociais e no processo eleitoral, além da eleição de um novo Coletivo de Mulheres.
O Encontro contará com hospedagem para as mulheres não residentes na região metropolitana, alimentação e creche. Para a participação no encontro é necessária prévia inscrição pelo email mulherespsolrj@yahoo.com.br.
Vamos juntas!
OBS: Como parte do processo de mobilização estão sendo feitas plenárias municipais e regionais de mulheres. Caso queira organizar uma reunião na sua região entrar em contato.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta (09/09) (Sexta: Atividade aberta a mulheres e homens)
18h: Abertura do Encontro
18:30h: Debate: A conjuntura das mulheres e os desafios para os socialistas
20:30h: Atividade Cultural
Sábado (10/09)
9h: Apresentação das Contribuições ao Encontro Nacional de Mulheres do PSOL
10h: Grupos de Discussão: Conjuntura e os desafios do movimento feminista
12:30h: Almoço
14h: Grupos de Trabalho: Mídia e mercantilização do corpo das mulheres; Educação; Saúde; Violência contra a Mulher; Trabalho das mulheres
16h: debate: Mulher e construção partidária
Domingo (11/09)
9h: Plenária Final
12h: Almoço
14h: Plenária Final e encerramento
O que é o Encontro de Mulheres do PSOL?
É o espaço onde as mulheres de diferentes áreas de atuação no partido (juventude, sindical, ecologia, lutas urbanas, etc) se encontram para discutir sobre a situação das mulheres no mundo e sobre a luta pela transformação deste. Durante três dias mulheres do PSOL de todo o país formularão, juntas, políticas para o PSOL, para nossa intervenção nos movimentos sociais (entre eles o movimento de mulheres), para nossa atuação eleitoral e para tornar nosso partido mais democrático à participação das mulheres em todos os espaços. Além disso, o encontro contribui para um PSOL que valoriza as discussões setoriais, que se comunica com sua base e que defende um funcionamento democrático.
Por que participar do Encontro de Mulheres do PSOL?
Hoje, quando olhamos para o mundo capitalista e vemos o trabalho das mulheres fora de casa ainda mais desvalorizado e precarizado, e dentro de casa invisibilizado e visto como não-trabalho, quando vemos a indústria da beleza e da mídia aliadas na produção de padrões de beleza que negam nossa diversidade e produzem doenças para nós e bilhões para eles, quando vemos que as mulheres são 70% dos pobres do mundo, que no Brasil, a cada 20 segundos uma mulher é vítima de violência, e tantas outras duras realidades enfrentadas pelas mulheres, sobretudo trabalhadoras, não podemos fechar os olhos para o entendimento de que a luta feminista e a luta socialistas estão juntas, e só são possíveis juntas, para a real libertação da humanidade. Ainda somos poucas nos espaços políticos, ainda marcado pela presença quase exclusivamente masculina. Precisamos ocupar nosso espaço na luta pela transformação desse mundo e formular, enquanto mulheres, nossa visão sobre a luta socialista. Vamos juntas!
Quem pode participar do Encontro de Mulheres do PSOL?
Nas etapas estaduais participam com direito a voz e voto todas as mulheres filiadas ao PSOL. Nas etapas nacionais todas têm direito a voz, mas somente as delegadas eleitas nos encontros estaduais têm direito a voto também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário