terça-feira, 6 de setembro de 2011

QUANDO O POVO ESCREVE A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA: ‘DAS FAVELAS PARA AS FAVELAS’

Por Gizele Martins, 05.09.2011


Emerson Cláudio dos Santos, mais  conhecido como Fiell, é morador do Morro Santa Marta, favela localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de ser rapper e cineasta, é também escritor. O seu primeiro livro: “Da favela para as favelas”, que vai ser lançado na próxima quinta-feira (08), às 19h, no Santa Marta, tem como objetivo mostrar o dia a dia de quem vive em uma das favelas mais conhecidas do Rio. No livro, ele trata questões sociais como: violência, tráfico, upp, trabalho, comunicação comunitária, sem contar nas emocionantes narrativas da sua própria história. Nas próximas linhas o rapper Fiell conta mais um pouco sobre a ideia deste livro. Não deixe de ler!

Como nasceu a ideia de fazer o livro?
O Livro nasceu das minhas próprias experiências. Nele aponto várias contradições da nossa sociedade. O objetivo é fazer com que o povão acorde para a sua própria realidade. Não esqueça que somos escravizados por uma minoria que faz questão de nos comparar com amimais!
O que vinha na sua cabeça quando você sentava e escrevia as cenas da sua própria vida?
Escrevo sobre a minha vida que é igual a de muitos outros. No livro, escrevo a realidade de vários trabalhadores contemporâneos que não tem tempo para ler um livro, ou participar de reuniões políticas que decide de alguma forma as nossas vidas, os nossos caminhos.
Vi a grande necessidade de escrever as coisas que eu descobri nestes mais de 15 anos dentro e fora do movimento hip-hop. Tem muitos Mcs que não sabem a responsabilidade que tem quando pegam um o microfone na mão e cantam a própria vida. Ele pode informar ou desinformar o povo.
O que é a comunicação comunitária para você? Em que ela te acrescentou e em que te acrescenta na vida?
Eu já atuava na comunicação comunitária, mas não tinha noção do poder que ela tem. Canto hip-hop há muito tempo, tem uns 15 anos. Só há poucos anos conheci o curso de comunicação comunitária do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). E isso mudou a minha visão de mundo.
Todos os rapper’s, MC’s do funk, enfim, geral tem que fazer um curso como este para saber praticar a comunicação dentro das favelas. Afinal, a comunicação pode te enganar…
Me fale sobre os outros assuntos que você trata no livro:
Falo de vários assuntos importantes, e que de alguma forma afetam as nossas vidas. Falo de cidadania, de TV, de marca de roupa, de tráfico, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), de mídia, de cultura, dentre diversos outros temas.
Para terminar, qual a mensagem que você deixa neste livro para os favelados, para a maioria da população pobre que resiste e luta todos os dias pelo direito à vida?
Temos que nos organizar. Temos que entender como funciona essa sociedade em que vivemos e que enriquecemos. Sem o trabalhador (Você) nada funciona. Mas na realidade, quem está com mal qualidade de vida é você… Vamos nos organizar!
Serviço:
Lançamento do Livro: “Das favelas para as favelas”
Local: Quadra do Morro Santa Marta
Horário: 19H
Contatos: fiellateamorte@gmail.com(Fiell) 021-7704-0912/8670-0327
(*) Divulgação reproduzida do blog do jornal O Cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário