quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ponte Rio-Niterói: um símbolo da ditadura a envergonhar nosso cotidiano

Por Flavio Serafini*

Um dos momentos mais sombrios da história do Brasil, a ditadura militar deixou também uma marca profunda na cidade de Niterói. Nossa cidade também teve seus presos, seus torturados e seus mortos. Entre eles Fernando Santa Cruz, estudante de Direito da UFF, militante do movimento estudantil, que hoje dá nome ao Diretório Central dos Estudantes da UFF, onde fui coordenador tentando estar à altura dessa história.

A Ditadura calou e fez sangrar nossa cidade. Entorpeceu de medo e silêncio nossas esquinas. Interditou nossa cultura. No estádio Caio Martins no lugar da prática esportiva se praticou a pratica da prisão, da intimidação e da tortura. Essa história não se apagará e o pior cego é aquele que não quer ver. Ainda há marcas vivas desse triste período no cotidiano de nossa cidade.

Uma delas é o nome da Ponte Rio-Niterói. Muita gente não sabe, mas seu nome verdadeiro é Ponte Presidente Costa e Silva. Pra quem não sabe ou não se lembra, o General Costa e Silva foi quem promulgou o AI-5, em 1968, iniciando o período mais violento, terrorista e restritivo de direitos civis da história da república brasileira. Um déspota, um canalha, um assassino. No entanto, até hoje é homenageado com seu nome em nossa ponte Rio-Niterói.

O Núcleo Frei Tito do PSOL Niterói tomou uma iniciativa importante para reconstruir uma nova história, sem as marcas sombrias desse passado. Renomear a Ponte Rio-Niterói. Substituir o nome de um ditador por o de um democrata radical. Apagar o nome do General Costa e Silva e escrever com as letras de nossa admiração o nome de Herbert de Souza, o Betinho, o irmão do Henfil cantado na linda voz da Elis Regina. Já conseguimos o apoio de diversas entidades para essa iniciativa como o grupo Tortura Nunca Mais, o Ibase, Justiça Global, o Instituto de Defensores dos Direitos Humanos, entre outras.

Para isso o deputado federal do PSOL, Chico Alencar, fez um projeto de lei em Brasília. Estamos lutando para aprová-lo e reescrever essa história. Dê seu apoio, participe dessa luta. Vamos apagar os nomes dos ditadores de nossas ruas, pontes praças e esquinas. Vamos começar dizendo: a ponte Rio-Niterói tem novo nome! Ela se chama Betinho! Essas são ações simbólicas que podem reencantar de novo o mundo. Vamos juntos!

*Sociólogo, presidente do PSOL Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário