sexta-feira, 13 de abril de 2012

Saúde pública e de qualidade também é direito humano! Cineclube Frei Tito debate 'SICKO'



No dia 3 de abril, terça feira, o Núcleo Frei Tito de Direitos Humanos, Comunicação e Cultura do PSOL, abriu sua programação anual do Cineclube Frei Tito, com o filme Sicko – S.O.S. saúde, do diretor Michael Moore, e um debate sobre saúde pública.

Com a presença do pré-candidato a prefeito de Niterói, Paulo Eduardo Gomes, da deputada estadual Janira Rocha, e do pesquisador do Centro de Estudos Victor Meyer (CVM), Eduardo Stotz, o Cineclube Frei Tito iniciou uma discussão democrática para a construção do programa de saúde pública do PSOL-Niterói.

Abordando as dificuldades de manter um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade, dentro do modelo de cidade, vigente, os debatedores defenderam uma alternativa que garanta uma saúde pública que atenda a todos os setores da população, principalmente os que não podem pagar um plano de saúde.

Os debatedores denunciaram a lógica que gere a saúde como “bons negócios” à serem feitos e não como um direito da população, oferecendo saúde apenas a quem pode pagar, e não fazendo um trabalho preventivo, garantindo condições de moradia, alimentação, saneamento básico.

Janira Rocha chamou atenção para a importância da militância de base e das lutas na Alerj pelas questões de saúde e segurança pública, demonstrando como diferentes questões da sociedade estão interligados.

Nas palavras de Paulo Eduardo Gomes, os problemas que enfrentamos na saúde, nos “força uma reflexão sobre as bases do sistema capitalista”. Mas como – ao mesmo tempo em que lutamos para mudar esse sistema – lutaremos por melhorias dentro dele?

Eduardo Stotz, propôs uma comissão de saúde não apenas consultiva ou ficcional, mas que atue verdadeiramente como órgão democrático para um melhor funcionamento do SUS. Defendendo um maior poder deliberativo e grande mobilização popular para enfrentar os problemas atuais da saúde.

O Núcleo Frei Tito, através de suas atividades, abre, assim, o espaço para o debate livre e democrático, fundamento da construção de um mundo socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário