domingo, 11 de março de 2012

EUA entregará ao Afeganistão centro de tortura em Bagram

Cabul, 9 mar (Prensa Latina) - Um acordo mediante o qual os Estados Unidos entregarão ao Afeganistão o centro de tortura da base de Bagram foi assinado hoje. O acordo é uma das condições do presidente Hamid Karzai para fazer uma aliança com Washington.

Centenas de supostos combatentes talibãs e da denominada rede Al-Qaeda permanecem trancados nessa prisão, localizada na principal base aérea dos Estados Unidos e da OTAN, cerca de 50 quilômetros ao norte de Cabul.

Esse acordo, que se inscreve nas negociações para uma Associação Estratégica, foi assinado em Cabul entre o ministro de Defesa afegão, general Abdul Rahim Wardak, e o comandante das forças ocupantes do Pentágono, general John Allen, segundo porta-vozes militares.

A transferência de Bagram constitui uma das condições do Afeganistão para a assinatura de uma aliança de associação estratégica em longo prazo com os Estados Unidos, o qual ambos os Estados negociam atualmente.

O acordo ocorreu após o diálogo mantido através de uma videoconferência entre os presidentes Barack Obama e Karzai para discutir temas de segurança, a reconciliação dirigidas pelos afegãos e o pacto para uma associação estratégica.

A aliança permitiria ao Pentágono manter seus complexos de guerra no território desta nação islâmica centro-asiática, após a saída de parte de suas tropas e das comandadas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sob mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Antes, Karzai havia reiterado que Cabul não assinaria o acordo a não ser que as forças estadunidenses finalizassem seus ataques noturnas e transferissem o controle à parte afegã do centro de detenção da base de Bagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário