terça-feira, 18 de outubro de 2011

VAMOS ÀS RUAS, NO DIA MUNDIAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO


     A última plenária da FALE RIO – Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação – Estadual do Rio de Janeiro aprovou uma ato político-lúdico-cultural no próximo 18 de outubro, Dia Mundial pela Democratização da Comunicação. Neste dia, em várias outras capitais, entidades e ativistas estarão realizando várias atividades para lançar a versão final da ‘Plataforma por um novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil’.
     Aqui no Rio de Janeiro  nosso ato terá a participação de artistas, músicos, poetas, atores, grupos de dança, lideranças sociais, populares e parlamentares. Apesar do ato estar sendo amplamente convocado para as 16 h, no Buraco do Lume (Rua S. José), estamos pedindo que os representantes das entidades e os principais ativistas do nosso movimento se concentrem no local desde as 14 h, pois a partir deste horário teremos uma oficina de cartazes, ao vivo e a cores. Às 15 h, este grupo de representantes de entidades e ativistas se dirigirá à representação regional do MiniCom, na Rua 1o de Março, 64, para entregar uma cópia da nossa Plataforma ao representante  do MiniCom. Pedimos a todos que levem instrumentos de percussão e de ruído (apitos, cornetas, buzinas).
     A partir das 16 h terá início o nosso ato, no Buraco do Lume. Falas políticas das entidades e personalidades serão entremeadas com apresentações artísticas, números musicais, esquetes de teatro, poesias, números de dança, performances artísticas. Já temos confirmados a participação do ator Bemvindo Siqueira, do músico Ricardo Vilas, do músico José Sergival e grupo Forró do Caçuá, do grupo musical e de dança Rio Maracatu, de um grupo de Jongo, e de um grupo de Capoeira.. Pedimos a todos que tenham contatos ou sugestões de artistas, poetas, músicos e atores, que entrem em contato com nossa coordenação, através das nossas listas na web, para organizarmos o roteiro do ato.
     No mais, lembramos que o sucesso deste ato depende da engajamento de cada um de nós nas tarefas de divulgação e mobilização. O cartaz e o panfleto convocatórios já estão circulando em nossas listas, é necessário que cada um replique para suas listas e ajude a ampliar a divulgação. Os que puderem, levam bandeiras do Brasil para o ato. Lembramos também que este ato é parte da ‘semana pela democratização da comunicação’, que vai de 13 a 20 de outubro, com várias outras atividades. Confira algumas delas:
ñ     Dia 13 de outubro, às 9:30, debate ‘A Atualidade da luta pela democratização da Comunicação’, na abertura do Seminário de Comunicação da CUT-RJ, no Rio’s Presidente Hotel, com os debatedores Cláudia de Abreu (FALE RIO), Altamiro Borges (Barão de Itararé) e  Dep. Estadual Robson Leite (Frente Parlamentar da ALERJ).
ñ     Dia 17 de outubro, debate ‘Regulação da Mídia’, escola de Ciências Jurídicas da UNIRIO, às 19h, com debatedores Orlando Guilhon (FALE RIO), Prof. Celso de Albuquerque (UNIRIO) e Dep. Estadual Robson Leite (Frente Parlamentar da ALERJ).
ñ     Dia 19 de outubro, às 13 h, ‘Faxina na Mídia’, na calçada da TV Globo, Rua Von Martius.
ñ     Dia 19 de outubro, às 14 h,  ‘Democratização da Comunicação em Debate’, Faculdade de Economia da UFF, com debatedores Renata Souza (jornal ‘O Cidadão’, da Maré), Álvaro Neiva (jornalista, AdUFF) e representante da Rádio Pulga.





Nenhum comentário:

Postar um comentário