terça-feira, 22 de novembro de 2011

Contribuições do Núcleo Frei Tito ao III Encontro do PSOL Niterói

Contribuição na área dos Direitos Humanos:

"O direito de sonhar com outro mundo é o mais importante direito humano, para que a Terra seja a casa de todos e não um campo de concentração. E para que possamos ver o próximo não como uma ameaça, mas como uma promessa" - Eduardo Galeano


No espaço do Núcleo Frei Tito, priorizamos, sobretudo, o debate sobre as diversas formas de violência, especialmente aquelas cometidas sob o patrocínio do Estado, e as possíveis formas de organização coletiva para a resistência e o seu enfrentamento. Entendemos violência como todo tipo de dano ou intimidação moral que possa ferir a autonomia, a integridade física e/ou psicológica e mesmo a vida do outro. No atual sistema capitalista, consideramos que o Estado e as leis em vigor funcionam, prioritariamente, a serviço dos interesses das classes dominantes, tornando-se, com esse fim, instrumentos de violência contra as classes trabalhadoras, ou seja, contra a maioria da população.
Promovemos, portanto, o debate sobre direitos humanos com a compreensão de que não será possível mudar radicalmente a realidade, para a garantia igualitária desses direitos, sem o enfrentamento ao capitalismo.

(...)

Para ler a íntegra do documento de contribuição, CLIQUE AQUI


Documento de contrbuição ao debate de concepção partidária:

O PSOL, ao longo destes poucos anos de existência, conseguiu inegáveis acúmulos que podem ser decisivos na atual etapa de sua construção como ferramenta de luta real para a classe trabalhadora. No balanço dos acúmulos e possíveis recuos não podemos fugir ao fundamental debate de concepção partidária, do partido que queremos, e mais que isso, do partido necessário para cumprir as demandas socialistas que nos comprometemos.
     Enfrentamos hoje uma conjuntura de crise mundial do capitalismo e consequentes ataques à classe trabalhadora e populações marginalizadas. Num momento em que se apresentam grandes enfrentamentos torna-se ainda mais premente uma ferramenta partidária que possa organizar e dar sequência às demandas em luta. Precisamos de uma ferramenta coerente prática e ideologicamente, que apresente em sua própria organização e atuação interna traços do novo que propomos à sociedade, que seja plural, militante, democrática e que possa conduzir sua atuação com a necessária independência de classe, a partir do nosso autofinanciamento.
(...)
Para ler a íntegra do documento de contribuição ao debate sobre concepção partidária, CLIQUE AQUI



Para assistir a intervenção do núcleo no Encontro: http://www.youtube.com/watch?v=YAqwqJTNx5A&feature=youtu.be

Nenhum comentário:

Postar um comentário