domingo, 27 de novembro de 2011

Mobilização funciona e preserva vida de cacique guarani

Da Rets


Nota: a Rets assume a responsabilidade pela fidelidade da fonte e por manter a mensagem anônima. O relato trata da situação de violência em que se encontram os Guarani Kaiowás no Mato Grosso do Sul. Entre outros pedidos, a mensagem quer providências do governo federal quanto à atuação de pistoleiros na região e a localização do corpo do Cacique Nisio Gomes, desaparecido desde 17 de novembro, levado por pistoleiros que invadiram o acampamento. No dia 22 de novembro, uma forte mobilização popular salvou a vida de outro cacique.



Quero fazer um agradecimento em nome do povo Guarani Kaiowá à tod@s que ontem se mobiliaram para garantir que o Cacique Ládio Veron não morresse.

Para que todos tenham o mesmo nível de informação, vou contar o que ocorreu.

Por volta de 20:00, consegui falar com o Senador Paulo Paim e colocar a gravidade da situação, falando da mobilização que estava ocorrendo e que se algo acontecesse ao Cacique Ládio, o governo federal sujaria as mãos de sangue. O Paim, assumiu de ligar para o Ministro da Justiça, que segundo informações de Valdelice Veron, irmã de Ládio, mandou 4 Viaturas da Policia Federal para a Aldeia Taquara, e foram falar com os pistoleiros, que falaram que estavam se juntando para fazer um "churrasquinho"! Ládio, havia se escondido no Mato, não foi receber a Policia, mas garantiram que Ládio estava bem, que hoje ele sairá de lá e irá para um lugar seguro.

Bem, as diversas ações manifestações , contatos, todos foram muito importante, entramos em contato com a ONU, que ligou hoje para Valdelice, recebeu o telefonema da representante agora pela manhã, que recebeu as nossas informações e a ONU passará a monitorar a situação, cobrando do governo brasileiro providências.

A Valdelice, pediu para não nos desmobilizarmos, porque o quadro é tenso, comprovado por mim, quando falei com um militante do MS, falou que se nos desmobilzarmos a coisa ficará feia, já que ninguém dentro do MS está podendo falar porque suas vidas correm perigo, todos estão trocando numero de celular e procurando espaços "seguros" para ficar.

A situação que mais preocupa nesse momento, que é muito grave.

1°) Achar as crianças, dois adolescente e a mulher do Cacique Nisio Gomes do acampamento Guaviry, que foi morto na quinta. a mulher do cacique foi levada viva , ainda, os adolescentes, sumiram e as crianças raptadas;

2°) Garantir a vida dos caciques e lideranças ameaçadas de morte;

3°) Intervenção urgente da Força Nacional, por tempo indeterminado, até resolver toda a situação;

4°) Fazer toda a investigação e responsabilizar os responsáveis;

5°) Encontrar o corpo do cacique Nisio Gomes, que tem um papel muito importante para o povo Guarani Kaiowá.

São essas as informações que tenho e os pedidos do povo Guarani Kaiowá nesse momento.

Acrescento, que temos que montar uma rede de amigos do povo Guarani Kaiowá, para que possamos pensar, como garantir o seu direito de existir.

É isso companheiras e companheiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário