segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Por que morreu o cinegrafista da Band?


A morte do cinegrafista Gelson Domingues, da TV Band, obriga uma reflexão sobre o trabalho imposto aos profissionais de TV, na cobertura de eventos policiais.


Obrigados a se transformar em protagonistas nos invasões bélicas que a Polícia realiza sobre comunidades carentes, cinegrafistas e repórteres operam sob risco permanente de morte.

E por que se tornam protagonistas? Não é difícil explicar. Tornam-se protagonistas porque são parte de uma operação política de porte maior, que se inicia bem fora e bem acima das próprias chefias de redação. Estabelecidas através das relações promíscuas entre a cúpula do aparelho do Estado e as próprias empresas, quase todas com identidade ideológica bastante conservadora. Coincidentes, portanto, com a visão do próprio governador, haja vista a primeira das grandes invasões, no morro do Alemão. Ali houve eliminação de inocentes, comprovada pela pesquisa posterior, tornada pública, do então responsável pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, João Tancredo, e o deputado Marcelo Freixo (PSOL). E não foi em baixo volume o canto de louvor que os telejornais entoaram na ocasião.

Haja vista também a forma generosa com que Estado e Prefeitura do Rio conviveram com as famigeradas milícias, em convívio e apoio que não ocultavam. Estão aí os YouTubes da vida para confirmar.

É evidente, portanto, que há uma operação planejada. As redações são avisadas previamente das operações, porque ninguém adivinha o que ainda não ocorreu, de molde a pautar previamente, visando  dois objetivos.

O primeiro é a afirmação tão a gosto do senso comum de que o "governo não tergiversa com o tráfico". Pode ser verdade, quando isso se localiza no ataque à ponta do varejo sem poder econômico para alcançar segmentos do Estado envolvidos com as mega-operações.

Criminalizar a pobreza é considerado natural pela parcela mais alienada e reacionária da sociedade, área em que o governador e seu prefeito da Capital lançam a rede na pesca de votos.


As imagens dos telejornais começam a mostrar os presos na operação que vitimou o cinegrafista - um bando de pés-de-chinelo sobre os quais se concentrará a investigação sobre o autor do disparo, através de perícia na arma apreendida. E alguém terá que me vir com a ladainha - olhando para o retrato da quadrilha - de que violência não tem nada a ver com miséria e pobreza; com falta de alternativa de vida digna; com puro ajuntamento de monstros que, em qualquer condição social, seriam criminosos.


Pode até ser. Estão aí os banqueiros e sonegadores de toda ordem, contra os quais sequer se pode usar algema na hora da prisão. Aí, ninguém cogita de examinar o caráter sociopatas de cada um deles. Estão bem vestidos, frequentam locais sociais onde convivem, e negociam patrocínios de eventos, com membros proeminentes da magistratura.


O segundo objetivo é bélico. É tática militar. É usar os meios de comunicação para implantar, pela imagem da tropa que invade super-equipada uma favela, o terror contra os futuros alvos a abater. Ou seja; inteligência usada não para isolar o tráfico sem tiroteio, mas para alimentar a idéia de que tudo será resolvido na bala. Com a aplicação de pena de morte através dos ditos "autos de resistência".

E não digam ser isto utópico, inalcançável, porque a própria Polícia Civil do Rio já deu exemplo disso, na captura do assassino do jornalista Tim Lopes, sem um único disparo. Por agentes da banda boa, que não opera pela execução, mas pela prisão e posterior condenação judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário